Brasil|February 20, 2012 9:42 pm

Rio de Janeiro celebra o samba de carnaval de uma forma muito especial

Apesar do Carnaval ser comemorado em cidades e vilas por todo o Brasil e outros países católicos, o Rio de Janeiro é considerado a capital mundial do Carnaval. O Carnaval do Rio não é apenas o maior Carnaval do mundo, mas também  um ponto de referência contra o qual todos os outros são comparados. O Carnaval é um dos mais interessantes eventos artísticos do Planeta. Quase todo mundo já ouviu falar do Carnaval carioca. Além de receber turistas de todos os estados brasileiros, o Rio também recebe milhares de visitantes estrangeiros que soma cerca de 500 mil por ano.

O Carnaval é uma grande festa de 4 dias de duração, que ocorre 40 dias antes da Páscoa. Ela começa oficialmente no sábado e termina na terça-feira gorda com o início da Quaresma na quarta-feira de cinzas, após o que se supõe que todos se abstenham de todos os prazeres corporais. O Carnaval com todos os seus excessos, celebrado como um acontecimento profano, pode ser considerado um ato de despedida aos prazeres da carne. Isso geralmente acontece em fevereiro, o mês mais quente no hemisfério sul, quando o verão do Rio está em seu pico.

Há celebrações de carnaval em praticamente todos os cantos do Brasil, sendo os mais conhecidos em Recife, juntamente com a vizinha Olinda (no Norte do Brasil) e Salvador. Mas o Carnaval maior e mais famoso é, sem dúvida, o Carnaval no Rio de Janeiro.

Quase tudo o que se ouve de música durante o Carnaval carioca é samba. É uma música exclusivamente brasileira originária do Rio de Janeiro, uma forma de dança que foi inventada pelos afro-brasileiros mais pobres séculos atrás

Bandas de Rua e suas Festas

Cada bairro no Rio de Janeiro tem a sua banda favorita do Carnaval de rua. Há mais de 300 delas no Rio hoje em dia, e a cada ano esse número aumenta. Cada banda tem o seu lugar ou rua para seu desfile e as grandes costumam fechar as ruas para o tráfego. Elas começam seus desfiles geralmente em janeiro e estes desfiles duram até o fim do Carnaval. Desde o início do ano, é uma visão comum grupos de pessoas dançando samba nas ruas do Rio nos fins de semana e durante o carnaval.

 

 

Comentarios